F.A.Q.
Questões freqüentes sobre a plataforma tecnológica da base Arch (AtoM)
- O que é AtoM?
- A Base Arch utiliza qual versão do AtoM?
- Como é estruturado o AtoM?
- Quais são os requisitos mínimos do AtoM?
- A base Arch opera sob qual sistema operacional?
- Foram necessárias configurações especiais no Apache, PHP ou MySQL?
- Quais são os requisitos de projeto atendidos (em documento de validação, por exemplo)?
- Qual tipo de licenciamento do software?
- Como funciona o suporte para manutenção e desenvolvimento de soluções para o sistema?
- O servidor utilizado para o AtoM é físico ou virtual?
- Que espaço em disco é ocupado pela aplicação?
- Qual o uso da memória em um dia normal de uso?
- Qual perfil um profissional de TI deve ter para atuar no desenvolvimento e manutenção do AtoM?
- O sistema possui manual do usuário online?
- O sistema possui manual do usuário e documentação técnica online?
O que é AtoM?
AtoM é uma abreviatura de Access to Memory. Funcionando em ambiente WEB, é uma aplicação de código aberto destinada à descrição normalizada em arquivos definitivos permitindo um acesso multilingue numa organização com múltiplos repositórios integrados. Veja mais sobre o AtoM na documentação do sistema.
A Base Arch utiliza qual versão de AtoM?
A base Arch utiliza a versão 2.6 do AtoM, migrada da versão 2.3 do AtoM em abril de 2021.
Como é estruturado o AtoM?
Como pode ser observado na documentação do sistema, disponível em https://www.accesstomemory.org, o AtoM é um sistema baseado na web (web-based), opensource e multi-idiomas que compreende:
- * Páginas HTML que podem ser visualizadas a partir de navegadores de internet e que ficam hospedadas em um servidor web. A equipe da Artefactual (Equipe responsável pelo Projeto AtoM) usou e sugere o servidor web Nginx para o ambiente de desenvolvimento e produção, mas o AtoM também é compatível com o Apache;
- * Um banco de dados do tipo MySQL. Embora o AtoM tenha sido desenvolvido em MySQL (8.0+), ele utiliza uma camada de abstração de dados e, portanto, também é compatível com Postgres, SQLite, SQLServer e Oracle;
- * Linguagem de programação PHP (7.2+), que gerencia os pedidos e respostas entre os clientes de internet, a aplicação lógica e a aplicação de conteúdos são armazenados no banco de dados;
- * Framework Symfony(1.4), que organiza as partes componentes da aplicação, usando orientação a objetos e as melhores práticas e padrões de design;
- * Elasticsearch ( 5.6+ ) , um servidor de pesquisa distribuído baseado no Apache Lucene , que atua como motor de busca e analítica do aplicativo. Elasticsearch não está integrado diretamente no código do AtoM como uma biblioteca , mas como um serviço implantado em uma mesma rede que o AtoM interage através de uma API RESTfull
- * O Qubit, conjunto de ferramentas para gestão de dados abertos (Open Information Management Toolkit), desenvolvido pelo projeto AtoM e personalizado para o aplicativo AtoM.
Quais são os requisitos mínimos do AtoM?
Requisitos de Hardware
Não existe uma orientação oficial ou especificação de hardware recomendado para a execução do AtoM, porque o que é considerado um nível de desempenho “aceitável” é subjetivo, e o desempenho da aplicação depende muito de fatores como à quantidade de dados/arquivos multimídias que o sistema irá trabalhar e quantos usuários estão acessando o site ao mesmo tempo.
Requisitos de Software
Listamos abaixo o que são considerados requisitos mínimos para a versão 2.6, mas lembre-se que na maioria dos casos, você vai experimentar melhores resultados trabalhando com as últimas versões estáveis de cada componente. Consulte dados atualizados em: https://www.accesstomemory.org/pt-br/docs/2.6/admin-manual/installation/requirements/#installation-requirements
- * Versão do PHP: 7.2 ou mais recente
- Configuração do PHP: A configuração padrão do PHP é suficiente para muitas bases simples, porém caso a base tenha um bom quantitativo de recursos multimídia e conjuntos de dados muito grandes, algumas modificações provavelmente precisarão ser realizadas na configuração padrão do PHP, são elas:
- Ampliar o limite de execução de scripts PHP, alterando a entrada max_execution_time no arquivo php.ini. Em nosso servidor, utilizamos 86400. Veja detalhes de como ampliar esse limite (em inglês)
- Na versão 7.2 do PHP é necessário alterar a entrada session.use_only_cookies para 0, pois somente assim o upload de múltiplos arquivos poderá funcionar. Veja detalhes sobre esta entrada (em inglês)
- * Versão do MySQL:8.0 ou mais recente
- * Servidor WEB Apache or Nginx; Artefactual indica o uso do último
- * Elasticsearch5.6 ou mais recente
- Recursos obrigatórios:
- - cURL
- - JSON
- - APC
- - PDO e PDO-MySQL
- - XSL
- Recursos Opcionais:
- - ImageMagick software suite – Assim como o PHP GD, permite a criação de derivados de imagem, com uma ou mais páginas, incluindo a extensão TIFF. Se o equipamento estiver com o GD e o ImageMagick instalados, o AtoM preferencialmente utilizará o ImageMagick. Veja como instalar o ImageMagick (em inglês)
- - Ghostscript – Usado para criar PDFs simples ou com várias páginas a partir de imagens. Veja como instalar o GhostScript (em inglês)
- - FFmpeg – Permite renderização de vídeos em formato flash. Veja como instalar o FFmpeg (em inglês)
- - pdftotext (parto f poppler-utils)
A Base Arch opera sob qual sistema operacional?
A base Arch opera sob sistema operacional Linux distribuição Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver), contudo segundo documentação oficial do software (AtoM), o sistema opera em Linux, Windows, MAC OS X, Solaris e FreeBSD .
Fonte: https://www.accesstomemory.org/pt-br/docs/2.6/admin-manual/installation/requirements/#installation-requirements
Foram necessárias configurações especiais no Apache, PHP ou MySQL?
Sim, alguns parâmetros precisaram de alteração no php.ini. Veja quais em Requisitos Mínimos
AtoM foi originalmente construído baseado nos seguintes padrões internacionais de descrição arquivística do International Council on Archives (ICA):
- * General International Standard Archival Description (ISAD) – Segunda edição, 1999.
- * International Standard Archival Authority Record (Corporate bodies, Persons, Families) (ISAAR) – Segunda edição , 2003.
- * International Standard For Describing Institutions with Archival Holdings (ISDIAH) – Primeira edição, Março de 2008.
- * International Standard For Describing Functions (ISDF) – Primeira edição, Maio de 2007.
- * AtoM supports Simple Knowledge Organization System (SKOS) – Recomendação do W3C, 18 de Agosto de 2009.
AtoM foi projetado para ser flexível o suficiente para a adaptação a outras normas descritivas; veja a lista completa de normas descritivas atualmente suportadas: https://www.accesstomemory.org/pt/docs/2.6/user-manual/overview/descriptive-standards/
AtoM foi projetado com ferramentas de código aberto ( NGINX , MySQL, PHP, Symfony, ElasticSearch ).
Portanto, não há custo para fazer o download de qualquer software necessário para executar o aplicativo AtoM.
O AtoM possui grupos no Google, onde os profissionais da ArtFactual (empresa que desenvolveu o aplicativo) resolvem bugs e esclarecem dúvidas:
ica-atom-users@googlegroups.com (usuários)
qubit-dev@googlegroups.com(desenvolvedores)
O servidor utilizado para o AtoM é físico ou virtual?
O servidor AtoM pode ser virtual ou físico.
Que espaço em disco é ocupado pela aplicação?
Em abril de 2021, o diretório com os arquivos da Base Arch continha aproximadamente 10 GB (incluindo diretório de uploads) e o banco de dados cerca de 550MB.
Qual perfil um profissional de TI deve ter para atuar no desenvolvimento e manutenção do AtoM?
Analista de Sistemas / Programador PHP com experiência no desenvolvimento de aplicações utilizando framework Symfony. Necessários conhecimentos em Javascript; HTML, CSS e AJAX; MySQL; orientação a objetos e arquitetura MVC. Boas noções de Servidor Linux / Servidor Web NGINX; Inglês (para leitura).
O sistema possui manual do usuário online?
Sim. O manual do AtoM está disponível no link: https://www.accesstomemory.org/pt-br/docs/2.6/
O sistema possui manual do usuário e documentação técnica online?
Sim. A documentação do AtoM está disponível no link: https://www.accesstomemory.org/pt-br/docs/2.6/